sexta-feira, 7 de abril de 2017

Aportes de Abril

Olá, olá.

Há pouco consultei meu Internet Banking e vi que o pagamento caiu. Achei que pelo quarto mês seguido ele chegaria atrasado, mas não, dessa vez veio no dia certo. Como já passa das 16:30 não poderei fazer TED, então investimentos só na segunda-feira. As contas já foram pagas, entretanto.

Fazendo umas contas de padaria aqui (eu poderia ver minha planilha do Além da Poupança, mas gosto de fazer continhas no papel feito uma criança no primário), ganhei R$ 43 reais de renda passiva do mês passado para cá, notícia bastante motivacional para continuar aportando como uma boa menina disciplinada. Como nesse mês não tenho previsão de altos gastos e ainda vou ganhar um dinheiro com as aulas particulares e as vendas do Enjoei, só tenho a comemorar :)

Falando em Enjoei, essa semana eu fiz um barracão da porra no atendimento deles. Isso porque desde semana passada notei que uma venda que fiz não constava como aguardando pagamento, alertei a eles, ao que me responderam como se eu fosse incauta e não soubesse que o comprador tem 7 dias para desistir da compra, etc etc. Eles não entenderam ou não quiseram entender o meu e-mail, mas fiquei quieta só esperando a merda. Dito e feito: no dia previsto para eu enfim poder sacar, vi que não estava disponível. Enviei uns e-mails bem zangada e aí eles viram a merda que eu havia previsto. Pedira desculpas, bla bla bla culpa do TI e fiz o saque dois dias depois do combinado. Aff.

Uma boa notícia é que enfim terminei de ler a biografia do Lobão. É bem legal, isso porque eu adoro rock nacional dos anos 80 (e, no Brasil, só nessa fase mesmo) mas achei-a um pouco extensa demais. Mas isso pode ser porque não sou fã do cantor, apenas me simpatizo com a carreira dele. Terminando esse livro, emendei em "O Poderoso Chefão". Estou na página 50 e já estou rendida! Eu amo muito os filmes e estou amando o livro. Logo, logo termino suas mais de 300 páginas.

Vou ver se consigo terminar o módulo da semana do curso de Macroeconomia do Coursera no sábado ou no domingo porque essa semana eu nem estudei ele. Como não tenho planos de sair, vou ficar em casa nesse tempinho chuvoso tomando chocolate quente e estudando mesmo.

Voltando ao ponto principal do post, meus aportes ficaram assim: curto prazo (CDC liquidez diária) 80% e longo prazo (Tesouro IPCA e Fundo de Debêntures) 20%. Lembrando que meu curto prazo até dezembro é para fazer minha reserva de emergência e o longo prazo é para aposentadoria mesmo. Médio prazo só começarei a aportar no ano que vem, que é quando terei terminado meu fundo emergencial.

OBS: resolvi adicionar um blogroll aqui. Tenho certeza de que não coloquei todos os blogs que gosto, em breve vou adicionar mais e quem quiser fazer parte é só me falar ^^

Update:

Eu estou extremamente puta comigo mesma. Descobri que minha conta inativa do FGTS não é inativa da maneira que o Temer deseja e por isso só vou tentar resgatar o dineiro a partir de agosto. Explico: os famigerados 70 reais foram de uma conta que tive no meu primeiro emprego, onde fiquei por 4 meses e que, quando fui desligada não retornei para sacar o valor. Eu, noob, não me atentei e o dinheiro foi ficando lá, isso em janeiro de 2010. Com essa euforia de FGTS, achei que era só chegar no autoatendiemtno da Caixa e pimba! o dinheiro estaria disponível. Que nada, vou ter que levar RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, termo de rescisão, mapa astral, tudo original e cópia e dar entrada nessa bagaça. Aff, me fudi, porque eu não vou na Caixa nesse furdûncio. Só em agosto agora.

Um colar de beijos!

9 comentários:

  1. Poderoso chefao é demais.você compra esses livros todos que lê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CF!

      Baixo os PDFs ou Mobi e leio no Kindle.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Não seria CDB (liquidez Diária)? se sim, tá baixa essa taxa de 80% tem melhores por ai rs.

    me coloca no seu blogroll vc está faz tempo no meu !! bom final e semana !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stifler!

      Não, acho que não fui tão clara, 80% dos apostes estão no CDB (100%, com liquidez diária) e 20% dos aportes estão pro longo prazo.

      Um abraço :)

      Excluir
  3. Porque sempre que eu leio os textos da JAC fico imaginando a voz de uma mulher? É como se ela estivesse lendo pra mim, enfim.
    Parabéns pelos seus R$ 43 reais de renda passiva, você já está começando a colher os frutos dos seus esforços.
    Quanto ao barraco, não sabia que você era dessas. kkkkkk. Brincadeira! As vezes me da vontade de fazer também, mas não consigo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Einstein!

      Obrigada pelas congratulações, estou indo devagar, mas constante.

      Quanto ao barraco, eu sou uma pessoa bem persuasiva e argumentativa, mas ouse me lesar como consumidora que eu viro a Vera Verão e faço "EEEEEPA! BICHA NÃO!" e rodo uma baiana bonita. Tem que ver um dia que fui de bicicleta a meia-noite pegar de volta o dinheiro que paguei num hot dog prensado que não entregaram na minha casa hahaha

      Um abraço!

      Excluir
  4. 43 reais de renda passiva, tem entre 5 e 15k de patrimônio?

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ver mulheres pensando no futuro e cortando gastos. Minha esposa é muito boa em cortar gastos e pensar no longo prazo. A independência financeira é uma benção, é muito bom não precisar preocupar com contas, com desemprego etc. Se todos soubessem como é bom e prazeroso estudar finanças nosso país seria muito melhor. Continue firme que a vitória é certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Painel de Controle!

      Não somos muitas mulheres na finasfera mesmo, uma pena, já que educação financeira e investimentos deveriam estar no dia-a-dia das pessoas, de forma geral.

      Agradeço a visita ao blog e parabéns pela esposa consciente. Um abraço!

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.