segunda-feira, 3 de julho de 2017

Um Mês na RV


Olá, olá!

No dia 23 de junho fiz um mês de renda variável. Relatei aqui sobre o início e tals. Estou fazendo este post hoje porque recebi meus primeiros dividendos do Itub3 que emoção. Eu entrei na RV para ser holder, ou seja, para passar muuuuitos anos nela. Por mais ansiosa que eu seja (eu roo unha), não fiquei em momento algum preocupada com as oscilações, até então. Primeiro que não fico caçando cotação e me preocupando se paguei caro ou barato porque invisto muito pouco em RV para me preocupar com isso. Segundo porque estou segura sobre as empresas que decidi me tornar sócia. Li e estudei sobre análise fundamentalista, não garanto nada de espetacular, mas o básico que consegui entender está sendo útil para separar o joio do trigo, ao menos nesse comecinho. Algumas coisas como Capex e EBITDA eu achei meio difícieis de entender. Entender coisas relacionadas à Governança, apesar de ter várias nuances me parece mais tranquilo (tag along, free float, segmento de listagem, etc) e é um dos critérios principais que verifico. Enfim, não vou falar tanto sobre algo que apenas estou engatinahndo.

Quando a minha relação com a corretora Rico, tenho sentimentos confusos. Em pouco mais de um mês de corretora já tive uns 3 problemas (mais do que 3 anos de Easynvest que muita gente chama de Bugnvest). Entretanto, eu seria injusta se dissesse que o atendimento da Rico é ruim. Muito pelo contrário, eles são extremamente educados e acho o site deles melhor do que o da Easy. Meus problemas foram, respectivamente:
  • Minha primeira aplicação automática 
Fui comprar ações Itub3 e dei o azar de no dia elas não terem a liquidez necesária. No dia seguinte notei que nada havia mudado no meu home broker, liguei para a Rico e a pessoa que me atendeu disse que era assim mesmo que em 3 dias acompra seria liquidada, etc. Eu achei estranho (não o prazo de liquidar, claro! mas não aparecer 'ordem executada') e 3 dias depois liguei de novo dizendo que nada mudou. Aí eles compraram as ações pra mim sem cobrar nada. Nem os 50 centavos da corretagem.

  • Minha terceira aplicação automática 
Novamente Itub3. Enquanto o site me der a opção de comprar vou insistir, uai Não tinha liquidez e tals, já liguei no dia seguinte exlicando o que houve e compraram para mim. Dessa vez me cobraram quase 20 reais que eu rapidamente solicitei estorno. Levou uma semana pra eu reaver o dinheiro, mas reavi. Recebi ligações da corretora pedindo desculpas, muito educados.

  • Bug no sistema
Ao contrário da Easynvest que gosta de "sumir" com o dinheiro que você tem aplicado, a Rico me reconheceu como cliente nova e me pediu para refazer o cadastro, criar nova assinatura eletrônica, etc. Bug este que foi resolvido no dia seguinte. Como foi na mesma semana do estorno, me ligaram pra resolver isso também.

Ou seja, pelo curto espaço de tempo que estou lá, já tive alguns problemas, mas tudo já foi resolvido. Por enquanto não penso em aplicar em ações por outra corretora porque a Rico tem me atendido bem no qua tange os valores pequenos que aplico, mas futuramente pretendo investir nas ações que não estão disponíveis nas aplicações automáticas da Rico por outra corretora. Pensei na Modal Mais, mas o banco Modal está mal das pernas . Estou com uma micharia lá investida em FII, alguém investe por lá?

Um abraço!

17 comentários:

  1. Jacqueline,

    Recentemente também fiz uma conta na Rico para investir em ações com aplicação automática, seguindo a dica do Investidor Inglês. Mas me decepcionei um bocado, pois não sabia que haveria opções tão limitadas de empresas para comprar (pra mim só apareceu Itaú e Vale, que não anda bem das pernas). Acabei deixando a conta de lado e cancelei a aplicação automática.

    Minha pergunta é: Apareceu mais alguma empresa para você? E a questão dos dividendos, sabe como funciona no caso de investimento via aplicação automática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IA!

      Então, lá embaixo da lista que aparecem Itaú, Ambev e Vale, tem um sinal de + e um espaço para digitar o nome de outras empresas. Vão aparecer as de maior liquidez (creio que seja esse o critério) e vai ter uma pá de empresa ruim, mas tem algumas boas também.

      Os meus dividendos do Itub3 apareceram na minha conta da corretora. Quando fui ver o extrato, estava discriminado. Não se empolgue com o valor, não deu nem pra comprar uma bala Juquinha. Mas é assim que se começa :)

      Um abraço!

      Excluir
    2. Olá IA!

      Puxa, não apareceu as empresas para você, estranho... No momento, tenho na aplicação automática RADL3 e GRND3. E com o valor de 200 temers


      Excluir
    3. Legal, também estou criando conta na RICO depois de ler o post do Investidor Inglês.

      E criando conta no Banco Intermedium (agora é Inter), para não pagar TED.

      Itub3 paga R$0,015 de dividendo por ação kkkk. Um centavo e meio, mas isso não importa, é uma baita empresa, também tenho ela.

      Abraço

      Excluir
  2. Olá sra Jacque!

    Está certíssima em não caçar cotação! Como você é holder, isso não faz sentido. Keep it going!

    Abraços!

    Quanto a rico, eles sempre compraram a ação que pedi na data combinada. Mas já sofri com cobrança indevida de corretagem (de 0,50 para 10 muita coisa né) Porém, sempre liguei lá e eles resolveram.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sr. Inglês!

      Tomara que esse mês dê tudo certo. Por mais que eles resolvam, é chato ter que ficar ligando.

      Um abraço!

      Excluir
  3. É isso ai Jacque, bom que já vai treinando o cérebro e acostumando com as volatilidades da RV, assim, quando tiver mais $$ aplicado, não entrará em desespero para realizar a venda.

    Abc

    ResponderExcluir
  4. Jaque, onde você investiria 27 mil reais?

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacqueline Muniz,

    logo irei entrar no mundo da RV também...parabéns.

    Abs
    EQRP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, EQRP!

      O segredo é ir aos pouquinhos e pensar no longo prazo.

      Excluir
  6. Quanto cobram de corretagem na Rico pra fazer esses investimentos agendados? Cobram custódia também?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, e vá nos atualizando, estou quase entrando nesse bonde também kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stifler!

      Atualizarei, sim. Quando entrar na RV, faça um post :)

      Excluir
  8. Muito bom Jaqueline.
    Eu estou na Easy, comprei umas ações por lá, pouca coisa. Achei legal o atendimento, mas 10 reais por ordem, achei caro. Como você consegue esse 50 centavos de corretagem? Compras agendadas?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IO!

      Exatamente. Na Rico tem essa opção mas só para ações com maior liquidez.

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.