domingo, 8 de outubro de 2017

The Ultimate "Praticando Inglês"


Olá, olá!

Começo o post com uma frase estilo Capitão Óbvio: em qualquer profissão é importantíssimo que as pessoas continuem se aperfeiçoando nela. É óbvio? Pra caramba! As pessoas seguem isso? Raramente! Digo isso me baseando no meu próprio emprego: boa parte dos professores que trabalham comigo não estudam mais inglês, o que, acredito, deve ser muito comum em cursos de inglês e escolas, de maneira geral. 

Eu poderia apontar uma lista com os erros que o dono do estabelecimento onde trabalho comete em relação a isso, como por exemplo, não prover um plano de carreira para estimular o pessoal lá a se capacitar mais. Entretanto, hoje a crítica ficará só para os professores. Eu mesma quando terminei meu curso de inglês há quase dez anos atrás achava que era aquilo ali mesmo e não precisaria mais estudar - tolinha! - e quando fui buscar emprego como professora vi que não era assim que a banda tocava e tive um trabalho para reaprender conteúdos de turma avançada porque o que é fácil para aprender pose ser bem complicado para ensinar.

Daí que não adianta fazer um curso ou pagar um professor particular chegar no nível fluente e parar de se atualizar. Não dá. Primeiro porque a língua é uma coisa viva: se o português está sempre mudando e suas palavras ganhando novos significados, porque o inglês (espanhol, alemão, japonês, etc) não mudariam? Segundo porque a tecnologia nos força a superar nós mesmos haja visto o novo lançamento do Google: os fones que traduzem e tals

Sem mais delongas, vou compartilhar uma coisa bem útil para os estudantes e aspirantes a falantes de inglês. Há uma rede social russa chamada VK que é uma cópia do Facebook, com a vantagem de não ter os Hue Hue BR pipocando em todos os lugares. Os russos parecem não ligar muito para copyright e afins e adoram compartilhar tudo. Não mergulhei a fundo no VK, mas o que pesquisei eu achei. E voilà:

Revistas atuais da semana ou do mês americanas e inglesas em pdf e livros nos formatos pdf, epub e mobi: https://vk.com/magazines_ebooks

Material para os exames FCE, CEA, CPE: https://vk.com/cpe_cae_fce

Material par ao TOEFL: https://vk.com/club115604022

Material para o IELTS: https://vk.com/ieltsway

Forum com um pentalhão de e-books em inglês em pdf, epub e mobi: http://forum.mobilism.org/index.php?sid=36e426a29bbfccb23739f20f92d84cec (eu tive um treco quando achei "O Cortiço" em inglês!)

Adaptações de clássicos das literaturas americana e inglesa, divididos por níveis (tem até elementar): http://english-e-books.net/

Eu, no momento, estou lendo "Pride and Prejudice" e estudando com o material do Objective First, de Cambridge. Não sou muito fã de estudar livros de gramática crua, gosto mais de material que tenham um objetivo específico, como livros para cursos ou preparatórios para exames.

Tudo de graça, aproveitem! De nada :)

7 comentários:

  1. Legal essa do os "fones que traduzem e tals" matéria não dispensa o estudo do idioma inglês, espero a tecnologia avance e seja disponível para maioria.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de conhecer o blog,conteúdo muito bom.

    Muito obrigado por compartilhar :)

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo "the terminator"(exterminador do futuro) em ingles, o que acha de leitura? Ajuda?
    Legal a dica do blog.
    😁

    ResponderExcluir
  4. Legal, muito importante mesmo!

    Estou te acompanhando aqui, se puder me add no seu blogroll
    https://senhorbufunfa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá sra Jacque!

    Legal sua dica! vou vasculhar essa rede vk e ver se acho algo sobre alemão hehehe Apareça!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Jac,
    Saiu o novo ranking da finansfera...
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2017/10/ranking-dos-blogs-de-financas.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Jacqueline,

    Gostei da dica da rede VK, eu ainda não a conhecia.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.