segunda-feira, 13 de março de 2017

Resenha: Kindle 8ª Geração

Olá, olá.

Meu Kindle chegou na sexta-feira passada e foi tempo suficiente para tirar conclusões sobre ele.


Ele é bem leve e fino, dá para segurar com uma mão só tranquilamente e como ele não tem luz, não reflete e dá a mesma sensação de estar lendo um papel. Para quem assim como eu achava que um leitor de e-book é tipo um tablet só que sem as outras coisas, saiba que não é bem assim.

Quando meu Asus Fonepad me deixou, fiquei absolutamente desnorteada. Estava com ele desde 2013 e ele era tudo: celular, tablet, amigo (hehe). Aí comprei o smartphone mais fuleiro (mas que me atende muito bem) porque decidi que depois quando as coisas melhorassem compraria um tablet. De lá pra cá pesquisei bastante, considerei minhas reais necessidades e observei que:
  • O smartphone fazia muitas coisas que o fonepad, só não tinha a mesma memória que ele, então tive que eliminar muitos apps inúteis, o que não foi um real problema.
  • O problema que eu de fato tive foi com os meus PDFs. Isso porque o fonepad tinha tela de 7 e eu usava um app maravilhoso para ler. Ele tinha controle de brilho da tela, modo de leitura noturna e outras facilidades que tornavam a leitura uma delicinha.
Então era meio óbvio que se eu comprasse um tablet o fator preponderante seria para poder ler bem. Dito isso, comecei a desconsiderar um tablet e voltei minha atenção a leitores de e-book. Meu medinho era que não poderia ler PDFs nele, apenas arquivos com uma determinada extensão e seria difícil consegui-los (difícil = ter que pagar). Fuxicando na internet.com.br percebi que ele roda a porra toda, mas que alguns PDFs não teriam uma boa qualidade etc etc, mas que há um program aque converte PDF. 

Aí somei as vantagens:
  • Por ser um leitor, não vou ter notificações de redes sociais e outras coisas para me distrair na leitura.
  • O gadget foi feito exclusivamente para leitura, então vai me atender para - advinhe- ler mais e melhor.
  • Ele roda tudo e tem uma memória de 4g só para enfiar livros nele. Isso é livro a dar com pau!
  • Sairia bem mais barato do que um tablet bom. 
Comprei um Kindle. Nem comparei com os concorrentes porque de cara já gostei dele. Escolhi um pretinho básico porque branco suja mais e eu sou descuidada. Assim que chegou carreguei e coloquei os PDFs que tinha. Feliz fiquei quando percebi que os PDFs ficam muito bons, obrigada. Tenho excelente visão e não sou mimizenta e considerando que estava desde dezembro lendo num smartfone de telinha pequena e nem por isso morri, fiquei num supre lucro mesmo. De qualquer forma, no site onde baixo livro tem eles no formato da Amazon. Baixei uns 3 em formato Mobi, que é mais bonitinho e tals, mas na boa não mudou em nada minha vida, PDFs são suficientemente bons.

Dá para abrir navegador de internet no Kindle, mas não é grande coisa. Quanto a comprar os livros virtais, tô fora! Baixo o que der e o que não der compro como livro físico, preferencialmente usado. Eu sou uma apaixonada por livros, mas não a matéria e sim o espírito, ou seja, o que vale pra mim é a leitura e o conhecimento. Essa coisa de cheirar livro, sentir a lombada, ter peninha de escrever e marcar as páginas nunca foi comigo. Já li livros caindo aos pedaços e a leitura foi maravilhosa. 

A capinha do Kindle é a que eu usava no fonepad. Ficou um pouco maior que ele, mas segura e protege muito bem. Como estava carcomida, fiz um trabalho DIY e envolvi com tecido e contact e ficou bonitinha. Devo fazer uma outra mais profissional, mas meu Kindle está devidamente seguro.


Se posso dizer algum defeito sobre o leitor é a falta de luz para ler à noite. Tem o Kindle Paperwhite que tem luz, mas está bem caro e se fosse pra gastar nele compraria um tablet. Como tenho luminária na minha cabeceira e já vi no Mercado Livre uma mini luminária fofíssima para e-raders e livros (que sai a 20 reais com o frete incluso) meu problema é inexistente. Ou seja: pra mim não tem defeito.

Enfim: estou lendo mais e melhor. Isso é felicidade plena, minha gente :)

10 comentários:

  1. Jacqueline,

    Excelente aquisição. Tenho um e valeu a pena cada real gasto. Admito que sempre tive preguiça de abrir dicionário para pesquisar palavra nova. Agora é só selecionar com o dedo e pronto. Aparece na hora. Também não preciso mais me preocupar com falta de espaço de livro na estante, entre outras vantagens.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo.

      Pra mim a maior vantagem é não ter que carregar peso e poder variar as leituras sem precisar ter 2, 3 livros na bolsa. O bom de ser desapegada é justamente poupar espaço e dinheiro com os livros hehe

      Um abraço :)

      Excluir
  2. Olá, Jacqueline,

    Eu também tenho um Kindle... já uso há muitos anos e não consigo mais viver sem, hehe. Gosto mais dele do que qq outro gadget que eu tenho. O meu tem iluminação pra leitura no escuro e acho que vale a pena pela praticidade. Além de controlar automaticamente pra qq ambiente.

    Não troco por nenhuma outra marca. Me satisfaz muito.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, EP!

      Eu estou apaixonada pelo Kindle, sobretudo porque sempre gostei der ler em formatos digitais, mesmo quando não era no melhor equipamento. Até no pc eu lia. Agora tenho todo o conforto e estou lendo mais do que quando estava usando o app do celular.

      Um abraço :)

      Excluir
  3. Eu prefiro ler no celular. Tem aplicativos que deixam a tela menos "agressiva" aos olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Einstein!

      Eu usava um app MARAVILHOSO: FBReader. Se eu ainda tivesse o fonepad, continuaria nele porque esse app é uma delicinha, mas como não tenho mais, optei por um leitor mesmo. De qualquer maneira, fica a dica de um bom app pra ler no celular.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Excelente Jaque, to aqui tentado a trocar de smartphone e um monte de coisas (sou doente por tecnologia 😅), mas tô me segurando.
    O kindle realmente me causa muito interesse, vamos ver. To avaliando comprar e ele e não trocar de ceular (acho q será mais barato, rsrsrs).

    To te add no blgoroll do funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, FPI!

      Muito obrigada por me adicionar :)

      Eu recomendo o Kindle de todo o coração se vc tem o hábito de ler. O bicho é bom, é útil e tem sido meu melhor companheiro de lazer.

      Um abraço!

      Excluir
  5. AAAAAAAAH!
    QUE POSTAGEM MARAVILHOSA, ME DEU MAIS VONTANDE AINDA DE COMPRAR UM KINDLE!
    ADOREI A FORMA COMO VOCÊ ESCREVEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wisman, bem-vindo ao blog!

      Que bom que foi útil para você. Se você lê muito, recomendo a compra :)

      Um abraço!

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.