quarta-feira, 12 de abril de 2017

Keep Calm

Olá, olá.

Este é um post motivacional que se resume em: ninguém vive a tua vida, então não se paute tanto pela opinião e o exemplo das outras pessoas. O "tanto" da frase anterior é uma ressalva, já que algumas opiniões são úteis e alguns exemplos são saudáveis de serem seguidos. O que diferencia uma pessoa racional de uma incauta é saber medir bem quando ouvir um conselho e quando ligar o "foda-se". Ok, post finalizado para quem não curte ler muito.

___________________________________________________________

Para os que gostam ler um pouco mais, sigo com post. Ontem eu estava conversando com um colega que estava preocupado com o fato de não aportar mensalmente tanto quanto gostaria. Isso pode se dever ao fato de haver colegas blogueiros investidores que aportam valores muito mais significativos e que já tem um patrimônio considerável e também há os que já conquistaram sua independência financeira - abençoados sejam! Sempre são uma fonte de motivação! - Porém, a mim ele parecia que estava se cobrando um pouco demais e eu disse a ele que:

1) ele é mais novo do que eu e o fator tem um peso muito favorável a ele, já que ele aporta com constância e tem a vida pela frente para colher frutos dos investimentos que faz. 

2) quanto às outras pessoas que já tem um bom patrimônio, bem,  provavelmente na idade que ele tem, nem todas essas pessoas já tinham a consciência de adquirir independência financeira e é provável que quando ele estiver com a idade dessas pessoas, ele tenha um patrimônio similar, pois as pessoas que estudam e se profissionalizam (que é o caso dele) tendem a ganhar mais com o passar dos anos. 

3) acho que eu não falei para ele, mas cada um sabe de si. Ainda que ele enxugasse seus gastos e só conseguisse aportar R$ 100,00 por mês, isso já seria uma boa coisa só pelo fato de ele ter educação financeira em gastar menos do que ganha e investir o excedente. Quantas pessoas que ganham bem não conseguem fazer isso? Mas a coisa melhora: ele aporta mais do que 100 Temers. Pode não ser o valor que ele quer, mas a vida nunca é como queremos que ela seja mesmo. O importante aqui é não se cobrar tanto por não ter o valor de aporte desejado e sim trabalhar para sempre ter aporte. O hábito somado ao tempo é de mais valia do que vultuosas somas sem constância ou com um horizonte de tempo para investimentos menor.

Por minha vez, não aporto quanto gostaria (a gente sempre quer mais, faz parte da condição humana), mas sei que dentro do meu orçamento estou fazendo um bom trabalho. Também tenho agido para fazer as receitas aumentarem e por enquanto é o que dá para fazer. Não vou ficar gastando minhas energias me chateando por não aportar tanto, prefiro gastá-las trabalhando ou estudando. Acho que meu colega sacou o que eu quis dizer e tomei a liberdade para compartilhar isso, porque vai que alguém esteja nessa situação... O que importa é a constância!

Um abraço!

13 comentários:

  1. Eu quero reconhecimento. Porque isso não custa dinheiro, basta ter talento.

    Tem um cara ai no facebook que apenas com comentários em notícias tem uma page com mais de 500 mil seguidores! São geralmente comentários engraçados, ele tira print e posta na página dele. Comentários cheios de like.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma pegadinha que Jhon Leitao paga pras pessoas contarem a história delas.

    Jhon leitão é um cara que faz pegadinhas no you tube, não sei se já viu. Pra mim ele tem a IF, porque ele parece não ter trabalho fixo. Vive viajando pra fazer essas pegadinhas.

    ResponderExcluir
  3. Foi muito nobre da sua parte ter dado esses conselhos a ele. Acho que no fundo ele sabe que você tem razão, mas tem gente que é cabeça dura, e prefere arriscar. A jornada para o milhão se assemelha a uma maratona, onde vence quem mantém uma boa velocidade por todo o circuito. Alguns se afobam demais no início e acabam se cansando no meio do caminho, outros quase no fim, e alguns conseguem chegar ao final. Espero que ele não se canse, mas se isso acontecer, ele terá certeza que os seus amigos (você) irá ajudá-lo a se levantar e continuar. Pra terminar eu gostaria de dizer algo que o velho Phill sempre fala:
    - Quando você se cansar dê uma pausa, mas nunca desista!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tem como saber mais ou menos o perfil de uma garota antes de convidar ela pra sair? Por exemplo, eu não gosto de baladas, barulho e farra. Uma garota mais reservada combinaria comigo.

    É bom pra mim saber essas coisas caso eu for buscar ter uma namorada futuramente. Ainda mais pra mim que ainda não sai com nenhuma mulher. Difícil não é chamar pra sair, mas sim chamar a garota certa.

    Outra coisa, devo chamar uma garota pra sair pessoalmente ou pela internet? Não saio muito, ai fica mais difícil entrar em contato com as mulheres pessoalmente Jacque.

    Tenho que saber se a garota em que eu quero chegar já namora, porque ai eu passo vergonha se eu for chamar ela pra sair. Meu Deus, arrumar uma namorada é quase uma ciência!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon!

      Haha que situação! Faça pela internet porque se vc levar um não, doerá menos. E só chame para sair se vcs tiverem um bom papo antes, pq é péssimo sair com alguém que não tem assuntos em comum.

      Boa sorte!

      Excluir
  5. Jack, fala pra ele ler o meu blog! Eu devo ser o cara com o menor aporte da blogosfera inteira, sem falar nos vários meses consecutivos em que eu estou aportando zero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De pouco em pouco já estou quase nos 40k! Não vou ficar rico nesse ritmo, mas não vou depender de esmola do governo na aposentadoria.

      Excluir
    2. Olá, Nerd!

      Vou apresentar seu blog a ele :)

      Um abraço!

      Excluir
  6. Ué, Michele? Mudou de nome?

    ResponderExcluir
  7. Se o cara aporta pouco, paciência, a mentalidade de poupar e investir ele já tem, mas ele tem que crescer em outros sentidos da vida, se ele aporta pouca deve ser porque aporta pouco, logo ele deve estudar ou se esforçar mais para conseguir uma melhor colocação profissional e ganhar mais e consequentemente aportar mais !! o que não pode é ganhar mais e aumentar os gastos proporcionalmente !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Olá, Stifler!

      Minha mãe diz "mais dinheiro é menos dinheiro" justamente por causa da lógica de alguém ganhar mais e gastar proporcionalmente (isso quando se empolga e gasta até demias). Mas acho que meu colega tem cabeça.

      Um abraço!

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.