domingo, 19 de março de 2017

Ninguém Tem Direito à Felicidade

Olá, olá.

O título pode parecer sensacionalista, mas o texto - prometo - não é uma ode à dor e ao sofrimento, longe disso! É que seguindo a linha de raciocínio dos meus últimos posts, gostaria de incluir esta antiga postagem do Professor Money (sim, copiei o mesmo título) que fala sobre como alguns pais incutem nos filhos a idéia de que eles merecem ser felizes. Sempre. Sem restrições. 

Saindo um pouco de Neverland (ou Narnia, ou o País das Maravilhas), sabemos que felicidade é um estado e que fazemos muitas coisas na visando estarmos felizes o maior tempo possível e isso está absolutamente correto. O que não faz sentido é enxergar a felicidade como um direito supremo que deve vir a nós sem esforços, coisas que ~certos pais~ ensinam a sua prole.

O hábito de só dizer sim e compensar coisas, seja o pouco tempo passado com os filhos ou o fato de haver um divórcio só dá à criança uma desagradável sensação de que o mundo lhe deve alguma coisa e que se ela não tem sucesso em algo é por causa da injustiça do mundo. Sim, o mundo é injusto. Entretanto, o mundo dificilmente ajudará quem não faz por merecer (e quando o mundo faz isso ele está sendo injusto, é um ciclo sem fim de injustiça hehe). Em outras palavras, o mundo está cagando e andando se você é do bem caso não esteja produzindo nada. Se você não está atento não verá as (raras) oportunidades que brotam na sua vida. E esse tipo de ensinamento deve ser dado ao indivíduo desde que ele é pequeno: a felicidade não se ganha, se conquista

Vou ilustrar o post: tenho uma prima que pertence ao lado mais rico da família. Meu tio tem um bom emprego e sempre deu a ela tudo do bom e do melhor. Minha prima é 4 anos mais velha do que eu e nunca trabalhou de verdade. Quando mais nova, meu tio pagou pra ela um curso de pré vestibular por 2 anos cuja mensalidade na época custava quase o que custa uma faculdade particular. Isso porque ela queria fazer faculdade pública, mas nunca desejou uma carreira, o negócio era ter diploma de faculdade pública. Passou em Pedagogia porque foi a que deu pra passar. Ela nunca desejou lecionar e nem trabalhar com crianças ou gestão escolar. Quando se formou, meu tio abriu pra ela um escritório de RH no centro da cidade. Ela fez uma parceria com uma amiga da família que já era uma psicóloga experiente, mas a empresa não durou um ano. Aí meu tio ficou extremamente puto: em quase 30 anos de existência minha prima só esteve na aba dele. Só que já era tarde: como você força alguém com mais de 25 anos a trabalhar assim, do nada (ok, a maioria de nós forçaria na boa, mas meus tios são muito condescendentes.)

Ah, minha prima namora um cara há quase 10 anos e nem sonha em sair de casa para se casar. É o único caso que conheço que a mulher enrola o cara pra não casar e não o contrário. O cara, engenheiro, ganha razoavelmente bem (nos padrões Jacqueline ele ganha muito bem, nos padrões prima da Jacqueline ele ganha mal, então vou deixar no 'razoável') mas caso ele case com ela, a renda dele vai ser dividida por 2, logo, ele não ganha tão bem assim. Isso porque minha prima nunca vai trabalhar. Ela se diz concurseira, mas nem se inscreve em concursos porque "pagam mal". Ela não vai sair da casa dela com todo o conforto que tem pra casar e cuidar de uma casa (sendo que nem um ovo ela sabe fritar, minha tia faz tudo na casa pra poupá-la) e - pior - ter que trabalhar, talvez. 

Meu tio está desesperado. Ele está doido pra que a filha balzaquiana 1- saia de casa para casar ou 2- trabalhe, simplesmente e não sabe o que fazer. Todas as vezes que discutia com minha prima sobre isso, minha tia intervinha para defendê-la e duas contra um é covardia. Eu vejo isso de longe e morro de pena dele, mas tenho a sensatez de notar que isso foi algo que ele mesmo gerou lá atrás, quando achava que minha prima tinha direito à felicidade.

Portanto, meus caros, se alguém tiver filhos pequenos ou contato com crianças ensine-os desde já a fazer por merecer, a correr atrás, a conquistar. Porque tudo o que vem de mão beijada fica assim: moroso, vazio, acomodado.

8 comentários:

  1. Todo mundo tem um tio rico! Hahahah. Eu também tenho um, e o meu primo tem 29 anos de idade e uma filha. O mesmo não trabalha, pois os meus tios bancam ele e a filha dele. Meu primo vai para festas tops como Villa Mix, Spring break em Cancún e etc. Ele também ganhou uma casa de meio milhão de reais e uma Tryton 2016. Enfim, pra que um cara desse vai trabalhar? Ele já tem tudo o que quer!
    Eu apenas lamento pelos meus tios, por terem que sustentar alguém assim pela vida toda, mas como o ditado diz, vocÊ colhe o que planta. Acho que eles estão colhendo uma grande dor de cabeça kakakaka.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Einstein!

      Mus tios são pessoas maravilhosas e minha prima não é uma pessoa ruim. Só é preguiçosa por ter sido mimada e agora isso não tem cura. Seu primo deve estar no mesmo barco. Sabe o ditado "é de pequenino que se torce o pepino"? É bem isso...

      Um abraço!

      Excluir
  2. Queria ter tido o meu pepino torcido. Deve ser tão bom não precisar trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque, tem uns parentes da minha mãe que são ricos, mas ao menos os filhos deles se esforçam para manter a riqueza vamos se dizer assim!! Sobre sua prima ela já está velhinha mesmo rs esperava isso da atual geração !! Será que ela acha que os pais vão estar vivos para sempre !? A não ser que seus tios tenham muito dinheiro e deixe ela com uma renda para ela após eles falecerem !!! Uma pena !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stiffler.

      Meu tio tem dinheiro, mas não é tão rico assim, já que banca a esposa e a filha. Minha prima provavelmente não vai casar no papel pra não perder a pensão quando meu tio morrer. Gostaria muito que acabassem essas "pensões solteironas" pra essa mamata não existir mais.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Seu tio pelo menos têm condições.
    Eu tenho um tio que tem duas filhas, uma tem 26 anos, da idade de minha irmã, a outra tem 20. As duas são nem nem. Fazem porra nenhuma da vida.
    Meu tio tem uma topic que ele presta serviço de transporte para uma empresa e um bar. Trabalha de domingo a domingo, uma situação fodida da porra. Se durante a semana ele acorda as 4h da manhã, na sexta e no sábado ele dorme de madrugada por que são os dias que o bar tem movimento.
    A mais velha já entrou e saiu de 3 faculdades. E agora disse que vai fazer psicologia, quando eu acho que ela é que precisa de um.
    Eu realmente sinto pena desse tio meu, o cara é um ano mais novo que meu pai e parece ser bem mais velho, há anos que noto ele deprimido, sendo que ele é uma excelente pessoa. Mas eu não posso fazer nada. Está colhendo o que plantou, criou as filhas como dondocas e elas se acham no direito de viverem como tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon!

      Esse é o pior dos mundos: nego não tem nem condições e vive como se tivesse. Se já está ruim pro lado do meu tio, imagine pro seu! Mas foi o que você disse: ele plantou isso. Se tivesse educado as meninas para trabalhar e e ter mais foco sobre que carreira seguir, provavelmente estaria um pouco mais tranquilo na vida... uma pena.

      Um abraço!

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.