domingo, 12 de março de 2017

Resenha: Quadrilogia Hannibal

Olá, olá.

Ontem terminei de ler o último livro da série Hannibal, de Thomas Harris. Digo último na ordem cronológica dos acontecimentos, não de lançamento. Para quem nunca leu os livros, mas já viu os filmes, já adianto que não há grandes diferenças em três deles (é claro que detalhes sempre vão faltar, mas nada que prejudique a compreensão), entretanto, no livro Hannibal o fim da história é totalmente diferente e o livro leva a melhor.

Disclaimer: aqui me cabe esclarecer que sou apaixonada por vilões e que todo e qualquer elogio feito às atrocidades deles é por pura diversão literária e não por gostar dessas coisas na vida real. Parece óbvio isso, mas não custa ressaltar :p

A série é composta por Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes (o mais famoso e meu filme favorito da série), Hannibal e, depois de muito tempo e encheção de saco da produtora, Hannibal - A Origem do Mal, que é muito criticado pelos fãs da série (não meu caso, adorei ele).

A ordem da leitura recomendável é a cronológica por lançamento, como está no parágrafo acima ou pelos acontecimentos narrados, que pessoalmente achei melhor. Nesse caso, inicia-se pelo Origem do Mal e sege o restante.

Não tenho a intenção de fazer um resumo cuidadoso dos livros, até porque quase todo mundo conhece a história do psiquiatra canibal extremamente culto e elegante, vivido brilhantemente pelo Anthony Hopkins. Nos livros, as descrições físicas não batem muito, mas consigo ver Hopkins como o Dr. Lecter e minha Clarice Starling é a Jodie Foster, que foi substituída por Juliane Moore entre o o Silêncio e Hannibal. Motivo: ela não concordou com o rumo da história. Uma pena. Em linhas gerais:

Hannibal - A Origem do Mal
Relata a infância, adolescência e vida de jovem adulto de Hannibal. Esse livro eu li em espanhol, então levei um pouco mais de tempo para me ambientar. Ele explica como era a família do Dr. Lecter e tudo o que aconteceu para moldar seu caráter e gostos alimentares duvidosos. O filme eu vi aos pedaços, achei bonzinho. O ator que faz o jovem Dr. Lecter defendeu bem o personagem e é isso, nada de muito grandioso. Da série de livros, é meu 2º favorito, entretanto.

                                       
O início.

Dragão Vermelho
O filme é excelente. Com o Edward Norton e Anthony Hopkins é fácil fazer um filme bom. O livro é meu menos favorito porque Dr. Lecter quase não aparece e está preso já. O foco da história é que o policial vivido por Norton persegue um serial killer que mata famílias. Dr. Lecter é um personagem secundário que fica dando pitacos maldosos e incentivando o outro assassino a cometer seus crimes. Ao outro assassino, inclusive, eu sou bastante simpática e ele foi capaz de dar umas reviravoltas muito boas na trama. O policial, entretanto, é bem sem gracinha no livro - Norton fez um ótimo trabalho no filme.

                                   
O clássico.

O Silêncio dos Inocentes
Aqui é a jovem policial Clarice Starling que está à procura de um outro serial killer que mata mulheres grandonas. Nesse livro, Clarice é um tanto inexperiente, mas é ambiciosa e se faz respeitar. Dr. Lecter também está preso e cumpre um pepel de coadjuvante, mas aparece muito mais do que no anterior. Os diálogos entre ele e Clarice são os pontos altos do livro. O assassino da trama, Jame Gumb, é insosso que só ele e no filme ele é melhorzinho. Da série no cinema, eu achei esse o melhor, seguido de perto pelo Red Dragon. Ao final do filme, Dr. Lecter escapa e manda uma cartinha fofa para Clarice.

Hannibal
Esse é meu livro favorito da série! Sete anos depois de fugir, Hannibal está livre, leve e solto, vivendo uma vida de luxo, classe e cultura, se divertindo na Itália. Aí tem um milionário escroto (Mason) que foi vítima dele no passado e foi reduzido a um pedaço de carne preso a uma cama hospitalar que tenta caçá-lo por conta própria (a base de muita propina e sujeira) e a polícia também o procura. Clarice, agora uma policial de prestígio, vê sua carreira se desmoronar após ter sido vítima de uma armação em sua própria corporação. Tem um policial invejoso e sexista que odeia ela e que trabalha pro Mason por debaixo dos panos. Esse é o livro que tem a melhor sequência de mortes, diálogos e reviravoltas. O filme foi uma decepção pra mim, primeiro por fugir muito do livro, segundo pela escalação de ~certos atores~ Não vou dar spoiler do fim da série, mas me agradou imensamente porque sou fã incondicional do Dr. Lecter. Eu nem acho ele mau... Ele segue um padrão muito interessante para os assassinatos e ele nunca mente, além de ser muito culto (já disse isso), encantador e inteligente.

Para não me alongar mais, fica a dica dos filmes, mas sobretudo dos livros. Eles não são longos e tem bastante ação. O autor é bem direto e fez uma pesquisa muito minunciosa para criar os perfis psicológicos de seus personagens, sobretudo os assassinos. Super vale a pena ler pelo menos um da série. 

5 comentários:

  1. Qual a diferença entre o final do livro e do filme Hannibal? Dá spoiler aí, por favor.

    Gostei muito da série de filmes. Os livros eu nunca li (e acho q nunca vou ler, a fila tá enorme).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago.

      No Dragão Vermelho, o serial killer desfigura o policial e destrói a vida pessoal e carreira dele (no livro seguinte fazem menção a ele como um bêbado).

      Em Hannibal Dr. Lecter e Clarice ficam juntos, São vistos pelo enfermeiro Barney na Argentina. Nesse livro, o cuzão do Mason é assassinado (e muito bem assassinado!) pela irmã, uma das melhores personagens da quadrilogia, inclusive. O babaca do Krendler morre de um jeito muito mais legal no livro também.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Obrigado. Esse final de semana vou assistir, e venho aqui comentar o que achei!

    ResponderExcluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.