segunda-feira, 20 de março de 2017

Como Organizo Minhas Finanças

Olá, Olá.

Posso não ser a pessoa mais organizada do mundo, mas me esforço muito em ser, sobretudo nas finanças. Se há uns 5 meses atrás eu nem olhava o meu extrato bancário ou os lançamentos da fatura em aberto do cartão para não sofrer, hoje sofro se não tiver total controle sobre essas informações. Então, sem mais delongas o que uso:

  • Planilha de orçamento pessoal do blog Morando Sozinha. É a planilha mais linda de finanças que já vi, simplesmente. Fiz algumas alterações e voilá, está tudo em dia.
  • Planilha de acompanhamento de rendimentos do blog Além da Poupança. Uso essa porque a planilha da Fran Guarniri não foca em investimentos e sim em orçamento. Eu até poderia juntar tudo numa coisa só mas minhas habilidades no Excel são lamentáveis acho que fica mais organizado ter uma planilha para cada coisa.
  • Meu querido Planner. Adoro passar coisas pro papel e por isso não uso aplicativo algum de finanças. Eu tenho um caderninho tipo Moleskine na bolsa que me acompanha pra onde eu vou para anotar compromissos, idéias, compras que fiz etc. Aí semanalmente coloco na minha lista de orçamento do Planner todas as minhas entradas e saídas e 1 ou 2 vezes ao mês pego essas informações e coloco no Excel. Pode parecer trabalhoso - e deve ser mesmo - mas comigo funciona muito bem. Já tentei usar o site Minhas Economias, fiz um lançamento errado e não soube como mudar e aquilo me perseguiu pro próximo mês e eu me estressei e larguei de mão. Acho divertido fazer as coisas da maneira que expliquei e deve ser por isso que tenho mantido bem o hábito.
Fora isso, olho o Internet Banking do Santander para ver os lançamentos da fatura do cartão Free e duas vezes ao mês os meus investimentos em outros bancos e na corretora, geralmente no começo do mês para aplicar e no fim para preencher a planilha de rendimentos. Só tem um dinheiro que eu não contabilizo no orçamento: as moedas que junto num copo da Mulher Maravilha que são sobras de troco ou moedas que acho pelo chão (incrivelmente acho com certa frequência). Esse dinheiro pra mim não existe, só vai virar alguma coisa quando eu atingir 100 Temers (estou em 16) ou quando dezembro chegar. O que vier primeiro.

Como é a organização do orçamento de vocês?

13 comentários:

  1. Eu também nunca fui tão organizado como agora! Tenho planilha para controlar os meus gastos mensais (mesmo com conhecimento praticamente zero do Excel, consegui montar uma do jeitinho que queria) e planilha para controle mensal do crescimento do patrimônio, que ainda está em fase de adaptações já que entrei na RV mês passado.

    Mas, de forma geral, tudo está indo muito bem e facilita muito visualizar onde estou pecando e como meu rico/suado dinheiro está evoluindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, EP!

      E como está indo na RV?

      Um abraço!

      Excluir
    2. Está indo muito bem, obrigado, rs. No começo a gente sofre aquela estranheza de diminuir o valor aplicado de um dia pra outro, mas qdo a gente está bem embasado, a gente consegue passar por isso de uma forma mais tranquila.

      Mas estou entrando de forma bem paulatina e com uma pequena porcentagem sobre o meu patrimônio total, então não tenho sentido grandes oscilações no todo.

      Eu sigo o modo Bastter de investir com análise fundamentalista, de modo que não não tenho necessidade de ficar fazendo acompanhamento frenético no HB. Assim, durmo em paz todos os dias, rs.

      Excluir
  2. As minhas eu controlo em um caderno. Acho que vou adorar a planilha do além da poupança.
    Abraço!
    A sim. Acho muito útil o aplicativo do banco. Super recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Einstein!

      Essa planilha do AdP é muito motivadora, é muito bom ver o patrimônio acumular.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Não uso planilha, são anotações manuais, eu sempre fui controlado com finanças, de 2 anos para cá aprendi investir, principalmente em renda fixa, mas logo creio que vou precisar planilhar tudo pois quero investir em FIIs e Açoes !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stifler!

      Estou me preparando para entrar na RV no ano que vem. Por enquanto, vou acumulando experiência e alguns trocados na RF mesmo :)

      Um abraço!

      Excluir
  4. Você prentende começar a investir nos mercados de ações e de dívida (CDB, Tesouro etc)? Fico curioso pra saber o seu perfil nos investimentos financeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IF!

      Tenho uma postagem onde informo sobre minhas alocações. Bem vindo ao blog :)

      Um abraço!

      Excluir
  5. Eu estou usando o Minhas Economias, mas confesso que já está me dando no saco, hahaha. Acho que eventualmente vou acabar abandonando-o, até porque eu continuo com minha planilha tosca feita por mim no Excel.
    Adoro papel e escrever, mas não consigo levar adiante a ideia de agendas ou planners. Esse ano vou tentar mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sofri um pouco com o Minhas Economias. No começo realmente é um saco registrar cada centavo.

      Comecei a gostar do app quando passei a explorar melhor as funcionalidades.

      Criei uma série de categorias que se adaptam à minha vida e passei a categorizar os gastos conforme eu achava melhor.

      Hoje sei exatamente quanto gasto com alimentação, transporte, vida social, higiene pessoal e por aí vai. Acho isso muito útil. Permite detectar se está tudo sob controle ou se você tá chutando o pau da barra em algum aspecto da sua vida.

      Excluir
    2. Olá, Ryca e Seu Madruga!

      É tudo uma questão de hábito... eu não fui disciplinada no Minhas Economias, então fui errando as informações e larguei de mão mesmo. Já no papel eu sou muito certinha, depois alimento a planilha.

      Um abraço!

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.