sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Da Marmita


Uma das metas que tracei para 2017 foi levar comida de casa para o trabalho. Eu já tinha esse hábito, mas a tentação do "é só um lanchinho hoje", "não deu tempo de preparar nada", "eu mereço comer fora" tornou-se muito constante no ano passado e vi meu dinheiro ir pro ralo transformado em lanchinhos caros e por muitas vezes nada saudáveis.

Como eu estava de férias e retornei ao trabalho há duas semanas, voltei imbuída de vontade de me alimentar bem gastando pouco. Com isso peguei minha querida lancheira térmica (com estampa de caveirinhas com dois compartimentos, um amor!)e montei da seguinte maneira:

Segundas e quintas 
São os dias em que almoço no trabalho. Levo o almoço, a sobremesa, o suco (em pó para eu diluir com água no trabalho. Não é a coisa mais saudável para se beber, mas não pode ser pior do que refrigerante, pode?), e dois lanches para a parte da tarde. A sobremesa geralmente é uma fruta fresca ou seca (estou detonando as passas do Natal) que foram ignoradas), o lanche da tarde pode ser um biscoito, um potinho de queijo minas picado com orégano, um iogurte ou um pacote de amendoim.


Terças e quartas
Almoço em casa, pois entro mais tarde no trabalho. Por conta disso, além dos lanches da tarde levo um lanche para a noite (quando dá 19h o estômago sofre!) que costuma ser um sanduíche com uma fruta.

Sextas 
Só lanches para a tarde, pois entro tarde e saio cedo do trabalho :)

Sábados
Pego bem cedo no trabalho e saio às 13:30. Em alguns sábados dou aula particular à tarde e nesse caso levo o almoço. Se não, levo uns 3 tipos de lanche para a manha, porque o horário é ingrato e me da muita fome.

Não tenho o hábito de planejar o que vou levar na marmita nem de fazer comida em grande quantidade e congelar. Sou oportunista: caso minha mãe tenha feito algo que me agrade, coloco no pote de vidro e congelo, caso não faço minha própria comida. Nada muito difícil de fazer porque por mais que goste cozinhar, prefiro ter mais tempo livre para fazer outras coisas que me agradem ainda mais.

Fico boba com a quantidade de gente que diz não gostar de levar comida para o trabalho. Quero dizer, se a empresa tem geladeira, microondas e um lugar para sentar e comer com certo conforto, por que não levar marmita? Vira e mexe vejo na televisão alguma famosa com o corpo bonito que diz que uma de suas dicas para manter a forma é justamente levar suas comidinhas para onde vai, para evitar comer fora de hora e fazer más escolhas na alimentação. Se as bonitonas e ricas podem, por que não os outros?

Seguem algumas vantages para marmitizar:
  • É saudável (obviamente se você optar por alimentos do bem e não encher a marmita com porcarias hehe)
  • É higiênico (tem gente que tem TOC em relação à procedência do que come na rua)
  • É econômico (obviedade)
  • É estiloso (eu A-M-O ter meus próprios potinhos, talheres... isso sem contar que costumam elogiar minha comidinha cheirosa e bem arrumadinha)
  • É sustentável (pense na quantidade de alumínio, talheres de plástico e outros descartes que serão evitados)
Essas razões, por mais efetivas que sejam ainda não foram suficientes pra mim durante muito tempo. Como adoro comer fora, gastava sem pensar no amanhã e mesmo quando tinha muita coisa gostosa para ser comida em casa. Só que o prazer de comer fora diariamente após um dia chato de trabalho (note bem: eu não comia fora porque precisava, mas sim como uma espécie de compensação) é efêmero e o dinheiro gasto acaba fazendo falta... se eu tivesse sido mais comedida no ano passado, teria montado minha reserva de emergência todinha só com a grana economizada dos lanches. Mas nunca é tarde para aprender e agora escolho melhor os momentos que vou comer fora. Até porque dessa forma o prazer é prolongado e o bolso fica mais leve.

Update 15/02/17: Mais informações sobre como armazeno o que levo para comer no trabalho aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.