terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Do FGTS


E de repente milhões de pessoas terão acesso a um dinheiro que geralmente só vem na desgraça: quando se é demitido sem justa causa, doenças terminais, morte, desastres naturais, etc, o famigerado FGTS. Aquele dinheiro que descontam do salário para roubar assegurar o trabalhador.

Em 2009, quando arranjei meu primeiro emprego, trabalhei por 4 meses em uma empresa e fui dispensada quando o semestre acabou. Como eu era bem inexperiente, fui dar baixa nas documentações e não retornei para retirar o residual do meu FGTS. E como o valor era irrisório eu nem liguei pra ele, até porque eu já estava trabalhando menos de um mês depois da demissão, reuni todas as energias pro emprego novo.

De lá pra cá, o residual irrisório está em R$ 70,44 e a partir de 10 de abril poderei botar as mãos deles, que alegria. Fui no site da Caixa para fazer a consulta do saldo e qual foi minha surpresa quando li "Para esse NIS/PIS/PASEP não foram encontradas contas inativas habilitadas para saque pela MP 763/16."  Aí fui investigar. Como assim que não foi encontrado nada? Achei aqui a resposta: o site está configurado para apenas quem foi mandando embora por justa causa ou pediu demissão. Quem foi mandando embora sem justa causa e por algum motivo ainda tem saldo não consta na base deles. Alívio.

Aí pode ser que alguém lendo pense "isso tudo por causa de R$ 70 reais?" Sim. Não tenho dívidas, então esse dinheiro chegará limpinho na minha mão e considerando o rendimento do FGTS que é pífio e ridículo, se eu juntar essa graninha com o que invisto por mês já vou fazer um investimento muito melhor. 

Bom seria se o FGTS ficasse disponibilizado sempre que o empregado saísse sa empresa, independentemente do motivo. Isso evitaria aquela relação horrível de "odeio esse emprego, quero sair daqui, mas não quero pedir para sair para não perder o FGTS, acho que farei um acordo". Ou se o FGTS nem existisse e não houvesse mais descontos... mas aí já seria sonhar muito alto, ainda mais com o tipo de política que temos.

Enfim... quais os planos para o seu FGTS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.