segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

De Como as Pessoas Gostam de Se Enganar


Sábado eu passei por uma situação insólita no meu trabalho. Sou coordenadora em uma escola de idiomas e tive que mediar a contestação de uma aluna referente a sua nota.

Ela alegava que, apesar de ter sido aprovada com média 76, merecia ter tirado 85 na nota final, pois é muito dedicada, não falta, trabalha e faz mestrado na área. A professora, por sua vez, apresentou a ela todas as provas realizadas pela aluna ao longo do semestre e todos os apontamentos que havia escrito sobre os equívocos da aluna durante a apresentação de seu projeto e na realização da prova oral. 

Verdade seja dita, desde a primeira vez que a aluna veio questionar sua nota achei sua atitude errada, não por ela questionar - afinal, é seu direito - mas porque ela não gostou muito de eu ter agendado ela numa data em que eu e sua professora estaríamos disponíveis para atendê-la, pois não seria justo ouvir só o lado dela e não ouvir a professora. Claramente a aluna desejava ter sua vontade de aumentar a nota satisfeita e que, preferencialmente, a professora nem soubesse disso. Não estou sendo maldosa ao relatar isso, pois após a conversa a aluna foi embora aparentemente tranquila. Menos de uma hora depois ligou para agendar o cancelamento de sua matrícula. Eu mesma atendi a ligação e fiz a pergunta "caso você tivesse sua nota aumentada em 85, você cancelaria?" ela disse que não, mas que agora que ela tinha conversado com a professora mesmo se aumentássemos a nota quem não queria mais era ela. Obviamente não me passou pela cabeça aumentar nota de ninguém, mas quis perguntar para ter algumas certezas:
  • Ela não queria se expor para a professora. Ela queria falar o que lhe desse na telha e ter a nota que achava que merecia, mas isso sem ter de prestar contas à professora.
  • A própria professora, em outra ocasião, havia me dito que essa aluna tinha sido sua chefe numa escola em que ela tinha sido estagiária. Provavelmente a aluna, por ser mais velha, não deve ter gostado de ter aula com alguém mais novo e que havia sido sua subordinada.
  • A aluna não concordou que outros alunos da turma, mais jovens e menos experientes do que ela, haviam tirado 80 ou 85 na média. Claro que para ela o fato de eles provavelmente falarem o idioma melhor do que ela não conta, e sim que ela é mais velha e faz mestrado.
Em resumo, ela queria se enganar. Queria crer que por ter mais idade e mais experiência no trabalho merecia ser maior pontuada. Como não fomos coniventes com isso, ela resolveu sair. Provavelmente vai pra um lugar que a engane. Mas isso já é problema dela.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!

      PS: meu patrão não gostou, mas isso é porque ele não tem noção alguma do que é educação, aprendizagem e autocrítica.

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.