sábado, 11 de fevereiro de 2017

De Como Cuido do Rosto

Esses dias atendi uma senhora que não se conformava com o fato de eu ter quase 26 anos. Ela disse que eu parecia uma adolescente e perguntou o que eu fazia para parecer mais nova. Exageros à parte, fiquei muito grata ao elogio e confesso que costumeiramente me dizem que pareço mais nova. A quem interessar, segue uma lista de coisas que entram na minha rotina de cuidados com o rosto:
  • Água. Bebo muita, mais de 3 litros por dia. Bebo até sem sentir sede, pois como diz aqui não é bom beber água só quando se sente sede. Minha garrafa tem capacidade para 800ml, considerando que encho ela umas 4 vezes ao dia... é água pra caramba.
  • Protetor solar. Uso diariamente desde os 17 anos e o motivo disso é bem tosco: aquele áudio do "use filtro solar do Pedro Bial". As pessoas tem motivações estranhas para fazer as coisas... De qualquer maneira, já são quase 10 anos de uso quase que diário e vario entre os fatores 30 e 50. Fora isso, quando o sol está de rachar, abro minha sombrinha ou coloco um boné pra proteger o rosto. No momento uso o L'oreal Expertise, encontrado facilmente nas Lojas Americanas, mas usei muito o da Renew - comprado nas promoções da revista Avon.
  • Óculos de sol. Não saio de casa sem! Tenho quase 10 modelos (desnecessário isso tudo, eu sei) e uso mesmo com o tempo mais ameno. Além de proteger a visão, os óculos protegem a pele fina ao redor dos olhos, o que evita ruguinhas precoces.
  • Asseio. Lavo o rosto 2x ao dia: pela manhã e à noite, sendo esta uma limpeza mais cuidadosa. Não uso produtos caros, minhas escolhas chegam a ser risíveis: um chumaço de algodão embebido em Leite de Rosas para tirar o grosso da maquiagem e impurezas e shampoo Johnson amarelo para lavar. Não uso tonificante porque o meu acabou e mesmo quando tinha eu nem usava com frequência.
  • Hidratação (somente à noite). O creme Nívea do potinho azul. A latinha de 29g custa entre 10 e 12 reais. Eu achava que ele era barato demais para ser bom e errei feio: hidrata bem, tem um cheirinho gostoso, clareia manchinhas e deixa a textura da pele maravilhosa na manhã seguinte. Só uso à noite porque ele é melequento, entretanto, a mim que tenho pele oleosa não causou espinhas ou cravos.
  • Minâncora. Falando em pele oleosa, costumo ter uma espinha ou outra às vezes e nesses casos aplico a pomada sobre elas à noite. O Minâncora uso também para as axilas, mas isso é para outro post.
  • Esfoliação. Eu uso um esfoliante da Granado 2x por semana, mas qualquer um serve, não é lá o produto mais importante do ritual.
  • Máscaras. Uma vez a cada vida a cada quinzena faço máscara de argila. Vario entre a preta e a rosa. Comprei os saquinho com o pó da argila para misturar com água filtrada. Infelizmente não sou tão disciplinada para usar com a frequência que deveria.
No fim das contas, não é necessário gastar tubos de dinheiro para manter uma rotina de cuidados com o rosto. O item mais caro é o protetor solar, mas ainda assim é mais barato do que protetores mais badalados (Minesol, Anthelios...) e em mim protege igual e igualmente não deixa meu rosto pegajoso. Fiz uma conta de padaria calculando o que gastei com cada produto (exceto a máscara e o esfoliante, que quando acabar será substituído por um caseiro) e o tempo que levo para consumi-los até o fim (o Minâncora eu levaria muito mais tempo para consumir se só usasse no rosto) e cheguei ao custo de R$ 17,80/mês. Menos de 20 reais por mês para cuidar do rosto está bem justo :)


A pele até que é boazinha mesmo :p

2 comentários:

  1. Não gosto de usar protetor solar, deveria, mass...
    A única coisa que faço diariamente é lavar o rosto (no banho) com um sabonete adequado.
    Passei por uma fase estranha em que estava com espinhas e comecei a usar o Effaclar da La-Roche Posay. Ele é um pouquinho caro, mas sempre comprei em promoções e o frasco grande (150ml) dura em média uns 4 meses. É ótimo para manter a pele limpa e destruir espinha de um dia pro outro sem deixar marcas.
    Tenho algumas máscaras de diversos tipos, mas raramente uso. Hidratantes também. Não compro esses produtos há anos, mas os que tenho foram ganhados, só gasto mesmo é com sabonete facial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá La-Roche ja usei um protetor solar (caaaaro) que deixava minha cara melada mesmo no frasco se dizendo 'matte'. Eu não abro mão de protetor. Fico sem batom, sem rímel mas não fico sem ele!

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.