segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Sobre Morar com os Pais

Olá, olá!

Se eu morasse sozinha.

No anticlima de Carnaval, resolvi fazer um post sobre um vídeo que vi esse vídeo na semana passada:


Sigo o canal da Jéssica há uns 3 anos e isso não tem relevância alguma, é só pra explicar que não vi o vídeo aleatoriamente. Enfim, para os que não viram, no vídeo a mocinha diz que voltou a morar com os pais depois de um tempo morando sozinha. Voltou porque ficou apertada com os gastos e tals, foi bem recebida, mas lamenta a perda da liberdade que tinha quando morava sozinha. Aí eu fiquei pensando sobre isso e trouxe o relato para minha realidade. 

Tenho quase a mesma idade que ela e basicamente o mesmo nível de escolaridade, suponho. E nunca tive essa vontade toda de morar sozinha ou ao menos sem os meus pais. Obviamente cada pessoa tem uma relação diferente com os pais e sensos de liberdade diversos. Eu, por exemplo, nunca achei mal negócio morar com os pais: eles são gente boa, me dão bastante espaço e gosto de conviver com eles. Regras existem, como eu não poder trazer um hipotético namorado pra dormir aqui ou ter que estimar sobre pra onde vou e que horas volto. Conheço gente que acharia essas regras absurdas e fascistas. Minha opinião? Estão mais do que certos, solicitaria o mesmo de um(a) filho(a). Ainda que eu discordasse, caberia o exercício dos prós x contras:

Com papais:
0 aluguel (moramos em casa própria, 100% quitada)
Despesas da casa rateada por 3 (e eles costumam me isentar de algumas delas)
Segurança
Moradia perto do trabalho
Companhia
Divisão das tarefas domésticas com mamãe
Se eu perder meu emprego já estou amparada

Sem papais:
Aluguel
Todas as outras despesas de uma casa (gás, água, uz, internet, alimentação, etc)
Não me sentiria muito segura morando sozinha, menos ainda compartilhando a casa com alguém (hahaha)
Se eu fosse sair da minha casa, não ia querer morar perto da minha casa, daí que provavelmente ficaria mais longe do trabalho
Sem companhia (tenho meus momentos de querer alguém por perto. São raros, mas existem!)
Todas as tarefas da casa seriam minha responsabilidade
Se eu perdesse o emprego me apertaria litros 

Sairia caro (literalmente) morar só. Consigo aportar uma grana muito maior morando com a família, sem tantas responsabilidades econômicas, isso sem contar que a minha reserva de segurança será facilmente montada dessa forma, o que é o passo número 1 pra IF (independência financeira).

Tudo nessa vida custa algo. Pra Jeh, o preço da liberdade pessoal era pago com o aluguel e uma série de despesas que ela arcava sozinha. Pra mim, o preço da liberdade financeira é abrir mão de certas coisas muito pessoais (bacanais, drogas, prostitutas, chegar a hora que quiser sem dar conta pra ninguém) para seguir algumas normas. Pra mim, que não curto noitadas e muito menos homens na minha casa, nem sacrifício estou fazendo.

É uma escolha muito pessoal. Cada um sabe de si e de suas relações familiares. Constantemente me perguntam: "mas você ainda mora com seus pais?" como se houvesse uma lei que me obrigasse a sair de casa após os 25, seja para morar só, seja para casar ou sei lá o quê. Eu não quero sair de casa. Eu até que sou bastante útil aqui, juro! E tem o fato de eu ser filha única, vou herdar a porra toda me sinto moralmente com a obrigação de estar com meus pais, aproveitar o máximo de tempo com eles e quando digo obrigação, não uso no sentido de um fardo. Ah, claro, um dia posso me casar *risadinha sarcástica* mas por enquanto as coisas me agradam da maneira que estão :)

E pra finalizar, tem aquela perguntinha básica: eu posso morar sozinha? Financeiramente, até posso (e adeus 50% do que ganho virando aporte), mas não estaria psicologicamente preparada pra isso. Outra perguntinha: eu quero morar sozinha? Não, obrigada. Por quê? Porque não sou obrigada. E porque não há nenhuma outro lugar no Brasil* que gostaria de morar no momento que não seja aqui, com meus pais.

* fora do Brasil: muitos outros, mas aí o posso morar? me impediria por hora.

6 comentários:

  1. Tenho meus 30 anos e moro com meus pais. Se tivesse condições financeiras, eu já teria o meu canto mas como financiar não é uma opção inteligente, eu sigo com eles. Não abro mão dos meus aportes em troca dessa tal liberdade. Acho que o mais engraçado são os questionamentos como "Com essa idade e ainda mora com os pais?"... Eu só peço para me mostrarem onde está o atestado onde diz que existe idade para casar, ter filhos ou sair de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Abyss, tudo bem?

      As pessoas estão muito apegadas a crenças do tipo: vou me formar, comprar um carro e depois uma casa como se esse fosse o ciclo da vida. E nessa busca, acabam fazendo escolhas precipitadas. Tudo tem um preço: pelo bem dos nossos aportes acabamos ouvindo esses questionamentos bobos, mas honestamente, problema de quem questiona, só nós sabemos da nossa vida.

      Obrigada pela gentileza de comentar, uma ótima semana para ti :)

      Excluir
    2. Já adicionei o seu blog ao meu feed junto aos demais blogs de finanças que acompanho. Muita gente tem o hábito de ler os posts mas não tiram 5 minutos para deixar um comentário, seja um elogio ou uma crítica construtiva. Eu acho importante essa troca de ideias com quem tira o seu tempo para compartilhar seus pensamentos.

      Abraços!

      Obs. O nome do blog é um dos meus mantras.

      Excluir
    3. Muito gentil de sua parte, Abyss! Concordo com você sobre as pessoas que nunca comentam... tá certo que a vida é corrida, mas não custa trocar uma idéia rápida, né?

      Sobre o nome do blog, fico boba por não já terem escolhido antes, tanta gente concorda que "menos é mais".

      Um abraço!

      Excluir
  2. Jaque, concordo perfeitamente com vc, nunca entendi o desespero de muitos jovens em morar só, morar na casa dos pais e benéfico financeiramente para ambas as partes; ademais, o que me incomoda mesmo é aquela galera que tem mais de 30, mora com os pais, mas não ajuda numa conta de luz! isso sim é escroto! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, morar com os pais sem ajudar em nada é mamar nas tetas feito parasita hehehe.

      Muito obrigada por participar, um abraço!

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.